O Grupo Nossa Senhora de Fátima – holding S.A. que controla oito empresas paraibanas – assinou hoje seu protocolo de integridade, oficialmente instalando seus pilares e políticas éticas que norteiam as práticas da corporação.
A desembargadora Fátima Bezerra e o chefe da Inteligência da Polícia Federal na Paraíba, Raone Aguiar, participaram do ato debatendo práticas de combate à corrupção e conformidade no relacionamento dos entes públicos com a iniciativa privada.
“A relação entre o público, indutor de desenvolvimento, e o setor privado – que gera emprego e renda – não pode ser demonizada e sim transparente e ética”, defende o presidente do Grupo NSF S.A., Thiago Bezerra.
A desembargadora Fátima Bezerra destacou em sua participação a integridade da família Bezerra, a partir de seu fundador, Paulo Bezerra.
“O momento que vivemos hoje, em que uma empresa de grande porte vem a público oficializar seus protocolos de integridade, é reflexo dessa longa história de boas práticas”, avaliou a desembargadora.
O chefe de Inteligência da PF reconhece que a iniciativa do Grupo NSF – estabelecendo condutas e difundindo cultura ética entre seus colaboradores – ajuda a construir relações mais saudáveis e com potencial para redução da corrupção.
“A PF age prioritariamente na repressão ao crime e atitudes como essa criam condições – efetivas – para a prevenção da corrupção”, declarou Raone Aguiar.
O diretor de Inovação e Novos Negócios do Grupo, Matheus Bezerra, informou que a empresa iniciou ainda no primeiro semestre deste ano os processos de governança, modernização e programa de compliance – pilares que vão sustentar a expansão da corporação, que acabou de se transformar em sociedade anônima e prepara leque amplo de investimentos para 2022 – indo além dos nichos de facilities e segurança.
“Fazer o certo – que sempre dá certo – são práticas que estão no nosso DNA, mas estamos oficializando essa cultura ética para que todos os nossos mais de dez mil colaboradores (incluindo aí a alta liderança) tenham diretrizes claras sobre como agir, atuando sempre com transparência e integridade”, finalizou Matheus Bezerra.
O programa de integridade está sendo construído pelas consultoras Mariana Teles e Clarissa Lima, especialistas em Compliance, que seguirão operando os processos de conformidade e internalização da cultura ética em todas as empresas do Grupo NSF, incluindo na pauta a instalação de Linha Ética com canal de denúncia.
“O sucesso de um efetivo programa de Compliance depende muito da validação da alta liderança e da sensibilização de todos os colaboradores. A diretoria compreende e impulsiona o programa como um grande aliado dos negócios e de uma governança voltada para resultados. O dia de hoje é um símbolo do compromisso do grupo com a integridade”, avaliou a consultora Mariana Teles.